A Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) de Indiavaí, divulgou na tarde desta quarta-feira (8), Nota Técnica Informativa sobre o resultado do exame do primeiro caso suspeito de contágio do novo vírus no município.
O exame da coleta feita no dia 02 de abril em uma jovem do sexo feminino com 17 anos de idade, apresentou resultado negativo, conforme o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (LACEN-MT), que é o órgão reconhecido pelo governo do Estado.
De acordo com informação do secretário de saúde, Milton Antônio da Silva, a jovem mora no município de Várzea Grande e esteve na cidade de Indiavaí na casa de familiares.
Com o resultado negativo da amostra coletada na paciente suspeita de coronavírus, o município de Indiavaí segue sem nenhum caso suspeito de Covid-19.
Recomendações
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Iniciativa busca valorizar práticas que transformam cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.
Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude
Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.